Çarşamba 3 Ara 2008, 11:30
Estes são os melhores álbuns na minha humilde opinião.
Vários são estréias das bandas, percebendo-se assim que este foi um ano de grandes inovações;
Bem, aí vai a lista:
http://correio24horas.globo.com/recursos/BancoImagens/%7BBCD2680C-09E4-4400-A428-A4F18064E9FB%7D_capa.JPG
10 - Marcelo Camelo - Sou
Um albúm, digamos diferente; ninguém esperava que o mesmo Camelo que escreveu músicas como Tenha Dó, do premiére do Los Hermanos, escreveria músicas com uma dinâmica totalmente diferente, como Liberdade e Téo e a Gaivota, tendo influências da bossa nova e da MPB; outra surpresa foi o namoro com Mallu Magalhães :O
http://991.com/newGallery/Get-Cape-Wear-Cape-Fly-Searching-For-The-429321.jpg
9 - Get Cape. Wear Cape. Fly - Searching For Hows And Whys
Para quem gosta de música acústica, com uma pitadinha de eletrônica. Este é o segundo albúm desse projeto do inglês Sam Duckworth. É um ótimo álbum, com destaque para Postcards Of Catalunya, Moving Forward e Better Things, que tem participação de Kate Nash.
http://globpt.com/wp-content/uploads/2008/04/viva-la-vida-coldplay.jpg
8 - Coldplay - Viva La Vida
Bem, só por ser um disco do Coldplay, muita coisa pode deixar de ser dita. É um album que foi, provavelmente, o mais 'badalado' do ano, com muito destaque em toda a mídia. Destaque para os hits Viva La Vida e Violet Hill.
http://spa.fotologs.net/photo/42/0/15/_moptop_/1219799758535_f.jpg
7 - Moptop - Como se comportar
O segundo álbum da banda carioca pseudo-cover-do-strokes é legítimo. Com doses do mesmo Indie Rock que já apresentava no primeiro, ficou simplesmente excelente. Guitarras entrelinhadas, bem harmonizadas. Em Contramão, Beijo de Filme e Como se Comportar, isto é evidente. É evidente também a influência do Kings Of Leon na faixa História Pra Contar Enfim, talvez o melhor álbum brasileiro dos últimos anos.
http://upload.wikimedia.org/wikipedia/en/8/83/Oracular_Spectacular_2008.jpg
6 - MGMT - Oracular Spectacular
Ouvir Oracular Spectacular é como voltar aos velhos anos 70, com muita psicodelia e LSD. É simplesmente como sentir que você está lá, num show onde luzes e mais luzes piscam. É uma nova concepção da música, mas ao mesmo tempo conservadora por obter elementos antigos. Seu show no Brasil, muito aguardado por muitos, mostrou o quando os caras são terrivelmente excêntricos. Músicas como Kids e a 'superpops' Time To Pretend conseguem resumir o disco.
http://userserve-ak.last.fm/serve/_/15244655.jpg
5 - Little Joy - Little Joy
Um disco que transmite muita alegria. Amarante e Moretti ficam entre as melhores duplas formadas esse ano. É um disco que simplesmente fala por si só. Vários instrumentos, difícies de indentificar, que juntos formam um som único, inigualável. Algumas músicas tem maior destaque, como a alegre No One's Better Sake e Keep Me In Mind.
http://mygigasize.blogia.com/upload/20080324011812-the.kooks.-.konk.jpg
4 - The Kooks - Konk
"Com esse disco The Kooks alcançou a fama", alguns podem pensar. Mas esse disco indica muito mais que somente clipes passando na MTV e downloads e mais downloads na rede. Com um disco desse, muitas bandas ficariam num patamar mais alto, e isso não foi diferente com o The Kooks. O som continuou o mesmo do primeiro disco, com o mesmo mix de rock de garagem com um pequeno mix de reagge, exceto por algumas guitarras mais complexas. Destaque para See the Sun, com uma guitarra incrível, o hit Always Where I Need To Be e a balada romantica One Last Time.
http://991.com/NewGallery/Kings-Of-Leon-Only-By-The-Night-443645.jpg
3 - Kings Of Leon - Only By the Night
Provavelmente esse foi o disco que eu mais esperei no ano. E, venhamos e convenhamos, o mais bem preparado por uma banda. O caso dos 23 vídeos caseiros foi ótimo para o marketing desse excelente disco, que levou-os ao topo das paradas inglesas. Mas todo este sucesso não foi em vão. Only By The Night supera totalmente o terceiro disco da banda, Because Of The Times. Músicas como Closer e Notion, mostram a nova dinâmica da banda, enquanto outras mostram características mais antigas, como o rock n' roll de Sex On Fire, os agudos vocais de Use Somebody e o resto do seu southern rock em Cold Desert. Simplesmente sensacional.
http://img.hipersonica.com/2008/08/the-last-shadow-puppets-the-age-of-the-understatement.jpg
2 - The Last Shadow Puppets - The Age Of The Understatement
Neste disco, Alex Turner mostrou o gênio que é. Após criar canções magníficas no Arctic Monkeys, consegue montar um álbum impecável como este. Miles Kane também não fica atrás, mostra que é ótimo músico em música como I Don't Like You Anymore. Soa como rock, soa como música clássica, e tem toda a postura de anos 60. Com violinos, violoncelos e etc. isto pode ser percebido. Músicas geniais, como Black Plant e a balada Meeting Place, faz como se vivéssemos na época em que para namorar basta dar a mão. Nostálgico.
http://www.canyouseethesunset.com/uploaded_images/vampire-weekend.jpg
1 - Vampire Weekend - Vampire Weekend
Se pudesse representar esse disco com uma palavra seria: genial. Os novaiorquinos do Vampire Weekend montaram um álbum que parece que vc está brincando na sua infância, com aqueles chocalhos, xilofones, e batendo no sofá achando que é tambor. Mas, além disso tudo, ainda tem a mistura de punk rock, com as guitarras, principalmente em Boston, além de letras inteligentes. Bem aceito pela crítica, conquistou o sucesso facilmente com um disco de estréia. E eles realmente merecem isso. E muito mais.
Depois que eu fiz a lista me lembrei que não coloquei Dig Out Your Soul, perdões;